quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MOMENTO COM A PALAVRA 19.02.15


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,22-25
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
22'O Filho do Homem deve sofrer muito,
ser rejeitado pelos anciãos,
pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei,
deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'
23Depois Jesus disse a todos:
'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz cada dia, e siga-me.
24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta
a um homem ganhar o mundo inteiro,
se se perde e se destrói a si mesmo?
Palavra da Salvação.

O Evangelho de São Lucas, em especial, mostra a imagem de Jesus como um grande missionário sempre a caminhar com a missão de pregar o Reino de Deus. Aproveitamos esta reflexão própria do evangelho, aproveitemos esse tempo bonito do Quaresma para aprofundamento de nosso discipulado.
A perícope de hoje (capítulo 9) nos situa no momento que antecede a subida de Jesus para Jerusalém. Uma viagem que inicia-se no capítulo 10 do evangelho e se conclui no capítulo 19 na casa do amigo Zaqueu. Será nessa grande viagem que Jesus realizará muitos milagres na vida do povo e pregará, por excelência, o Reino de Deus.
Nesse sentido a pregação do Reino de Deus é mostrada como renúncia e doação na vida do outro. É esta a mensagem que nos apresenta a boa noticia, culminando com o tempo favorável da quaresma. Uma doação expressa na vida e missão de Jesus “Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará’”.
Renúncia, doação, ser presença de Deus na vida do outro. Eis as grandes metas que nos engrandecerá na caminha quaresmal como discípulo e seguidor de Jesus Cristo. A exemplo de Jesus, nós devemos passar por esse mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que precisam de nós, da nossa presença e do nosso serviço, e que também nos impede de ir ao encontro do próprio Deus para vivermos com ele a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário