Israel:
uma terra pequena que recebe de Deus um grande nome
Vamos conhecer neste tema os diferentes nomes que a
terra de Israel recebeu, seus limites.
No decorrer da história, tanto no
Brasil quanto em Israel receberam nomes diferentes. Brasil não foi o primeiro
nome do nosso país. Seu primeiro nome foi Ilha de Vera Cruz; o segundo Terra de
Santa Cruz e, finalmente Brasil. Três nomes diferentes dados sucessivamente, no
espaço de poucos anos. Por sua vez, a terra de Israel recebeu mais de três nomes
no decorrer de sua longa história: Retenu, Canaã, Terra de Israel, Palestina,
Reino de Israel, Reino de Judá, Palestina, Terra Prometida, Terra Santa e, a
parir de 1947, Estado de Israel. Nomes diversos dados ao mesmo lugar. Cada um
deles indica períodos históricos e tamanhos territoriais diferentes. Quando estudamos
as grandes etapas da história do povo de Israel, vamos usar o nome que melhor
corresponda a cada período.
Retenu foi o primeiro nome dado à
terra de Israel, ainda no segundo milênio a.E.C; na época, correspondia ao
território de Israel e da Síria.
Por volta de 1500 a.E.C. a região
era conhecida pelo nome de Canaã e abrangia também a Fenícia. A Bíblia também
se refere a Canaã em êxodo e em Juízes
(Ex 15,15; Jz 5,19) e seus habitantes, os canaanitas ou cananeus, em Gênesis
(Gn 12,6;13,7).
O nome Palestina é conhecido por
volta do ano 1250 a.E.C. É atribuído aos filisteus, habitantes que ocupavam a
parte sul da costa mediterrânea. Seu território se estendia desde Gaza até a
cidade de Bíblos, na Fenícia. Oficialmente o nome Palestina foi dado a todo o
território, pelos romanos, a partir de 132-135 E.C., incluindo a tradicional
Judeia.
Os nomes Reino de Israel e Reino de Judá
correspondem a um pequeno período da história do povo da Bíblia, de 931 a 587
a.E.C., quando o reino de Salomão se dividiu em dois. O Reino de Israel
situava-se na região Norte. E o reino de Judá, na região Sul. Outro nome dado a
essa região é País ou Terra de Israel, segundo os dados bíblicos em 1Sm 13,19. Esse
nome aparece não só na Bíblia, mas também nos escritos rabínicos do primeiro século
da era cristã.
Na bíblia, encontram-se outras expressões referentes
à terra de Israel; elas carregam predominantemente um sentido teológico: Terra
Prometida; Terra Santa; Herança de Deus (Cf. Gn 12,7; 13,14-17, Ex 23,30),
antepassados do povo de Israel, Abraão Isaac e Jacó. Os livros de Josué e dos Juízes
apresentam a ocupação da terra de Israel pelas doze tribos, uma prova de que
Deus deu esta terra a seu povo, de que realizou sua promessa (Hb 11,9). Era Terra
Santa, porque era lugar sagrado onde Deus se manifestava (Gn 21, 16-17; Ex
3,5-6; Js 5,15). Israel é o santuário do Senhor, porque é a terra de Deus (Is
14,2; Os 9,3). Se um Israelita era expulso da de sua terra não podia honrar seu
Deus (1Sm 26,19), como também o estrangeiro que quisesse honrar a Deus devia
carregar um pouco da terra de Israel (2Rs 5,17). A terra de Israel é herança de
Deus porque é propriedade de Deus dada por ele a seu povo (Js 22,19). Este devia
se considerar estrangeiro, peregrino, hospede na terra de Deus. Poderia usufruir
dela, mas não era seu dono absoluto (Lv 25,23). A partir de 1947 esta terra é
conhecida pelo nome de Estado de Israel.
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