DICAS PARA RESPIRAR BEM QUANDO SE TOCA UMS
INSTRUMENTO DE SOPRO
Sempre que resolvo falar algo sobre respiração,
fico pensando se devo tocar em um assunto tão simples, e ao mesmo tempo, tão
complexo. Durante toda a nossa vida nós respiramos, por isso estamos vivos, e
nunca nos preocupamos com isso. Existem várias pessoas que nunca pensaram nisso
e estão respirando corretamente, pois estão vivas.
Então por que tocar num assunto tão delicado? A
resposta é porque a respiração usada em nosso dia-a-dia não é a mesma que nos
empregamos tocando um instrumento de sopro. É necessária uma quantidade muito
maior de ar para se tocar um instrumento do que é necessário para falar ou
fazer as coisas habituais.
Existe uma infinidade de exercícios de respiração,
e eu mostrarei apenas alguns dos que eu mais gosto. Mas lembre-se: da mesma
forma que você nunca deve parar de praticar com seu instrumento, você também nunca
deve parar de exercitar sua respiração. Exercícios de respiração devem fazer
parte de sua rotina diária da mesma forma que tocar com o bocal, escalas,
músicas e etc.
Quando exercitamos nossa respiração, a palavra
chave em nossa cabeça deve ser RELAXAMENTO. Nenhuma tensão deve ser encontrada.
Nada de movimentos bruscos. Nenhuma força. O que nós queremos é simplesmente
movimentar a maior quantidade de ar possível durante toda nossa performance.
Traduzindo para nossa linguagem normal, nós queremos respirar sempre grandes
quantidades de ar durante todo o tempo em que estivermos tocando.
Parece muito simples, mas infelizmente não é.
Quando nos distraímos ou estamos cansados, a nossa tendência natural é respirar
cada vez menos, e com menos freqüência tentando gastar menos energia. Isso faz
com que nossa embocadura seja cada vez mais sacrificada e que nosso som fique
cada vez mais espremido.
Lembre-se de que o segredo para uma boa respiração
é respirar profundamente, sempre tentando pegar a maior quantidade de ar
possível, e freqüentemente. Não deixe seu ar acabar antes de tomar uma nova
respiração. Assim como você não deve deixar acabar a gasolina de seu carro
antes de abastecê-lo, você também não deve ficar sem ar e só depois respirar.
A maior parte dos professores trabalha com a
fórmula de dois terços utilizados para uma nova respiração. Eu, particularmente
prefiro metade utilizada para uma nova respiração. Ou seja, cada vez que meu
tanque de combustível chega na metade, eu o encho novamente. Serei mais específico
ainda: Quando eu começo a ter que fazer força para meu ar sair, isto é, quando
ele já não sai mais sozinho, naturalmente, sem que eu o sinta, esta é a hora de
uma nova respiração.
Por fim, lembre-se de que a capacidade de ar em
litros varia de acordo com o tamanho, idade e sexo de cada indivíduo. O que
você deve fazer é conhecer a sua capacidade de ar e trabalhar com ela da melhor
forma possível.
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PARA
INSTRUMENTISTAS DE METAL
PARA DESENVOLVER EFICIÊNCIA, FLEXIBILIDADE E
COORDENAÇÃO.
Objetivo:
O objetivo destes exercícios é auxiliar no desenvolvimento de um natural e eficiente hábito respiratório para um melhor toque. Estes exercícios foram criados para desenvolver eficiência, flexibilidade e coordenação de sua respiração.
O objetivo destes exercícios é auxiliar no desenvolvimento de um natural e eficiente hábito respiratório para um melhor toque. Estes exercícios foram criados para desenvolver eficiência, flexibilidade e coordenação de sua respiração.
Respire Naturalmente:
Enquanto estiver fazendo estes exercícios, respire
profundamente e pense em utilizar simultaneamente todo o seu aparelho
respiratório. Isto significa dizer que você não deve pensar nem na parte
superior, nem na inferior de seu tronco e sim nele como um todo. Apesar de
grandes respirações aparentarem ser regionalizada, como, por exemplo, expansão
do abdômen ou do tórax, não é muito recomendável para o instrumentista de
metal, conscientemente, induzir a expansão desta ou daquela região em
particular. É muito melhor que ele foque a sua atenção para a inalação de
grandes porções de ar, aliada a uma boa postura, que permita que seu corpo
funcione com naturalidade.
Conclusão:
Pense em ar em movimento, não em corpo em movimento. Mantenha uma boa postura, se concentre em movimentar grandes quantidades de ar e permita que seu corpo haja naturalmente.
Pense em ar em movimento, não em corpo em movimento. Mantenha uma boa postura, se concentre em movimentar grandes quantidades de ar e permita que seu corpo haja naturalmente.
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO SEM O
INSTRUMENTO
Os próximos exercícios devem ser feitos
utilizando-se de um tubo plástico (luva de pvc de meia polegada) posicionada
entre os dentes para auxiliar na abertura e no relaxamento da garganta, e para
canalizar o ar em direção aos pulmões. Este tipo de tubo pode ser facilmente
encontrado em qualquer loja de materiais para construção. Uma sacola plástica
(de lixo de pia ou banheiro) preza com elástico no final do tubo vai ajudá-lo a
prevenir hiperventilação (tonturas). Inspire e expire dentro da sacola, e não
se preocupe em pegar o mesmo ar, pois os exercícios são feitos apenas poucas
vezes, não ocasionando nenhum problema para o instrumentista. Respire como
explicado acima, eliminando qualquer tensão e esforço desnecessário.
- A. Respire
utilizando pequenas e rápidas inalações até encher completamente seus
pulmões. Segure o ar por dois segundos, e solte vigorosamente em três ou
quatro exalações. Repita de três a cinco vezes este exercício.
- B. Respiração
ritmada. Toque estes exercícios com ritmo constante, repetindo quantas
vezes forem necessárias. Mantenha o ritmo constante sem perder tempo nas
pausas.
É de extrema importância conseguir uma relaxada
exalação, seguida de máximas inalações no tempo escrito das pausas. Você deve
respirar a mesma quantidade de ar todas as vezes que você inalar. Respiração
completa.
EXERCÍCIO DE COMPARAÇÃO DE RESISTÊNCIA
Este é um exercício de ar em movimento e controle
de ar. Ele é uma excelente forma de você iniciar a sua prática diária, enquanto
desenvolve sua musculatura para movimentar o ar. Enquanto alterna entre o menor
e o maior comprimento do seu instrumento (sem válvulas e com todas às válvulas
abaixadas), fique atento da diferença de resistência entre os dois. O tempo
deve ser lento. Evite a tendência de tocar mais devagar quando estiver com
todas às válvulas abaixadas (use sempre o metrônomo). Escute o som do ar em
movimento através de seu instrumento e mantenha a mesma velocidade do ar
durante toda a duração da nota, não faça diminuendo, e mantenha a mesma
velocidade do ar com ou sem válvulas. (Iniciar o exercício de respiração com o
instrumento).
Fonte: Desconhecida
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