terça-feira, 24 de maio de 2016

JOVENS DA COMUNIDADE DE REPARTIÇÃO CELEBRAM O RITO LITÚRGICO DE "ENTRADA NO CATECUMENATO"

No último domingo dia 22, na comunidade São Pedro em Repartição, vivemos um momento litúrgico muito especial na Iniciação à Vida Cristã. Uma turma de 14 jovens que estão buscando os sacramentos da Iniciação Cristã, por meio desse rito chamado de “Rito de Entrada no Catecumenato” adentrou no segundo tempo do itinerário catequético chamado de “Catecumenato. Por meio desse texto podemos compreender um pouco a natureza desse processo, a natureza da Iniciação à Vida Cristã. Um caminho antigo e tão novo que pode muito nos ajudar na maturação de um processo de fé que tem a centralidade no mistério de Jesus Cristo.   
Frente ao discurso de Pedro (At 2,14-26), os ouvintes perguntam: “O que temos de fazer, irmãos?”, e recebem a resposta: “Convertei-vos que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,37-41).
         Os livros neotestamentários não nos falam expressavemente de iniciação cristã, porém oferecem, principalmente nos Atos dos Apóstolos e nos escritos paulinos, dados significativos sobre a entrada na comunidade dos discípulos de Jesus Cristo. A seguir ocorre um itinerário que integra os seguintes elementos essenciais[1]:
a)   A pregação do Evangelho,
b)   A acolhida da fé e a conversão,
c)   A catequese,
d)    A verificação das condições do candidato,
e)   O batismo,
f)     O dom do Espírito Santo,
g)   A incorporação ao povo de Deus e
h)   A participação no corpo de Cristo.
         A relação destes elementos expressa e conserva em entre si a realidade superior da participação e da incorporação ao mistério de Cristo na Igreja.
         Junto a esses elementos essenciais, encontramos também em At 2,42-47 uma ampliação complementar, em forma de sistema educativo, para aqueles primeiros batizados que começaram a fazer parte da primeira comunidade; segundo o livro dos Atos, esta aprendizagem de vida cristã, realizada no seio da comunidade, compreende quatro dimensões básicas:
1-   O ensinamento dos apóstolos, que supõe o conhecimento como a adesão à mensagem do evangelho, atestada pelos apóstolos;
2-   A vida em comunhão, que compreende a fraternidade como novo estilo de vida, conforme o evangelho;
3-   A assiduidade na fração do pão e na celebração do dom da salvação de Deus;
4-   A perseverança na oração e no louvor de Deus.

A iniciação cristã era de grande importância na Igreja primitiva, como atesta a presença direta dos bispos nela ou na influência que teve essa preparação na estruturação do ano litúrgico.
         A iniciação na fé e na vida cristã constitui nos inícios o centro de interesse da Igreja, que chegou a institucionalizar o catecumenato primitivo e a fazer dele o caminho ordinário para se chegar a ser cristão. Este caminho constava das seguintes etapas:
a)   A etapa missionária, destinada aos pagãos. Centrava-se nos preâmbulos da fé o primeiro anúncio de Jesus e se dirigia a suscitar a fé e a conversão. Quando, depois da primeira prova ou exame avaliavam-se positivamente as motivações e disposições do candidato, este era admitido ao catecumenato.  Esta incorporação ia acompanhada em algumas Igrejas da assinalação na fronte e da imposição das mãos. Para os filhos de famílias cristãs esta primeira etapa realizava-se na família e ordinariamente ficava ao cargo dos pais.
b)   A segunda etapa era o tempo do catecumenato propriamente dito. Esta etapa tinha duração aproximada de três anos e supunha um tempo de formação e de prova sob a guia de um catequista. Os catecúmenos podiam participar da liturgia da Palavra junto à comunidade dos fiéis. Ao concluir este período era previsto novo exame para comprovar a autenticidade das atitudes do catecúmeno, seu progresso no conhecimento do evangelho e na vida conforme a ele, e, deste modo, decidir sua admissão na etapa seguinte.
c)   A terceira etapa, que compreendia o tem­po da quaresma, era de preparação imediata aos sacramentos da iniciação. No começo da quaresma, em cerimônia litúrgica especial, o bispo inscrevia os eleitos e pronunciava a homilia, chamada também protocatequese. Esta preparação imediata compreendia três aspectos:
1-   O ensinamento ou iniciação: du­rante as primeiras semanas, em reunião diá­ria, o bispo explicava a Sagrada Escritura; a partir da quarta semana da quaresma (sexta no oriente) desenvolvia-se a catequese pro­priamente doutrinal, que se iniciava com a traditio Symboli, como ato de tradição, de transmissão oficial da fé da Igreja, e que era explicada em seus distintos artigos pelo bis­po durante as duas semanas seguintes; fi­nalizava-se com a redditio Symboli (proclamação pública da fé).
2-   A for­mação espiritual. Implica a superação do pecado, o exercício da vida no Espírito e a iniciação nos costumes cristãos; por isso, a quaresma é entendida como tempo de luta, de penitência, de retiro espiritual e de ora­ção.
3-    A formação litúrgica e ritual: a prepa­ração imediata é, pois, tempo de prova e de combate contra o príncipe deste mundo; o catecúmeno exercitar-se-á no combate es­piritual, na renúncia a Satanás e na adesão a Cristo; para isso encontrará ajuda na vida litúrgica: os ritos, exorcismos e escrutínios serão freqüentes. Esta terceira etapa culmi­nará na vigília pascal com a celebração dos sacramentos do batismo, da confirmação e da eucaristia.

d)   A última etapa do catecumenato cor­responde ao tempo pascal. Durante a sema­na de páscoa terá lugar a catequese mista­gógica para os neófitos, e nela se explicará o simbolismo dos ritos, as figuras bíblicas dos sacramentos e se exortará a viver em Cristo.

         Em síntese, podemos dizer que a inicia­ção cristã no catecumenato primitivo supõe um caminho ou processo de formação por etapas no qual se integram a instrução ca­tequética, a conversão e a mudança radical da vida, a experiência litúrgica e de oração, a formação espiritual, a celebração dos sacra­mentos do batismo, confirmação e eucaris­tia, pelos quais os candidatos são incorpora­dos ao mistério de Cristo e a sua Igreja.
         O catecumenato concebe-se como apren­dizagem ou noviciado da vida cristã, que se nutre da catequese e da escuta da Palavra; é apoiado por celebrações litúrgicas e fortalecido por exercícios ascéticos e penitenciais, sob a ajuda da comunidade eclesial que acolhe o catecúmeno, acompanha-o e o forma e, finalmente, incorpora-o em seu seio.











[1] Cf.  Mc 16,15; At 2,37-41; Ef 1,13-14; Hb 6,1.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Bela celebração! Esplendidamente divina! - Iniciação Cristã - Celebração da Entrada no Catecumenato -
    " Eis marcado no Cristo Salvador, teu sinal é a cruz do Senhor, na família cristã seja bem vindo, para ti nós cantamos este hino "

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