quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MOMENTO COM A PALAVRA 20.11.14



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,41-44
Naquele tempo: 
41Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, 
começou a chorar. E disse: 
42'Se tu também compreendesses hoje 
o que te pode trazer a paz! 
Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 
43Dias virão em que os inimigos 
farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 
44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. 
E não deixarão em ti pedra sobre pedra. 
Porque tu não reconheceste o tempo 
em que foste visitada.'
 
Palavra da Salvação. 

Para os ouvidos do povo, Jerusalém leva a paz impressa em seu nome, como um destino. Os peregrinos a saúdam com a paz. Por sua vez o arauto anuncia a chegada do príncipe da paz (Zc 9,9-10). No entanto, há uma rejeição ao príncipe da paz, não aceitam a saudação, rejeitam a visita. Em consequência a cidade “Compacta” será destruída.
Jesus chora ao pronunciar a sentença de destruição. Não a pronuncia irado ou com sentimento de vingança, ao contrário, chora como Jeremias “meus olhos se desfazem em lágrimas, dia e noite sem cessar, pela terrível desgraça da capital do meu povo, por sua ferida incurável” (Jr 14,17).
A cidade destruída pode ser transposta nos tempos de hoje como a nossa relação com Deus. Uma vez que as atitudes de Jesus são a personificação da paciência, do amor com que Deus se relaciona conosco. A expressão é muito linda 42'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! É como um choro de lamentação pelas oportunidades com que o povo deixou escapar na chance de melhorar sua intimidade com o Senhor.
Caríssimos amigos e amigas, as oportunidades são colocadas em nossa vida para melhorarmos a nossa conduta, para refinarmos o nosso discipulado. Não podemos perder mais as oportunidades a fim de que não sejamos afetados pela expressão de Jesus que finda esse evangelho “Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.  

Pe. Felipe Ribeiro 

Um comentário: