O
Verbo de Deus virá a nós
Dos
sermões de São Bernardo, Abade
Conhecemos uma
tríplice vinda do Senhor. Entre a primeira e a última há uma vinda
intermediária. Aquelas são visíveis, mas esta, não. Na primeira vinda o Senhor
apareceu na terra e conviveu com os homens. Foi então, como ele próprio
declara, que viram-no e não o quiseram receber. Na última, todo homem verá a
salvação de Deus (Lc 3,6) e olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10). A
vinda intermediária é oculta e nela somente os eleitos o vêem em si mesmos e
recebem a salvação. Na primeira, o Senhor veio na fraqueza da carne; na
intermediária, vem espiritualmente, manifestando o poder de sua graça; na
última, virá com todo o esplendor da sua glória.
Esta vinda
intermediária é, portanto, como um caminho que conduz da primeira à última; na
primeira, Cristo foi nossa redenção; na última, aparecerá como nossa vida; na
intermediária, é nosso repouso e consolação.
Mas, para que
ninguém pense que é pura invenção o que dissemos sobre esta vinda
intermediária, ouvi o próprio Senhor: Se alguém me ama, guardará a minha
palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos a ele (cf. Jo 14,23). Lê-se também
noutro lugar: Quem teme a Deus, faz o bem (Eclo 15,1). Mas vejo que se diz algo
mais sobre o que ama a Deus, porque guardará suas palavras. Onde devem ser
guardadas? Sem dúvida alguma no coração, como diz o profeta: Conservei no
coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós (Sl 118,11).
Guarda,
pois, a palavra de Deus, porque são felizes os que a guardam; guarda-a de tal
modo que ela entre no mais íntimo de tua alma e penetre em todos os teus
sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e tua alma se deleitará na
fartura. Não esqueças de comer o teu pão para que teu coração não desfaleça,
mas que tua alma se sacie com este alimento saboroso.
Se assim
guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará. Virá a ti o Filho em
companhia do Pai, virá o grande Profeta que renovará Jerusalém e fará novas
todas as coisas. Graças a essa vinda, como já refletimos a imagem do homem
terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste (1Cor 15,49).
Assim como o primeiro Adão contagiou toda a humanidade e atingiu o homem todo,
assim agora é preciso que Cristo seja o senhor do homem todo, porque ele o
criou, redimiu e o glorificará.
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