Evangelho - Lc 4,31-37
Eu sei quem tu és: tu
és o Santo de Deus!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,31-37
Naquele tempo:
31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia,
e aí ensinava-os aos sábados.
32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento,
porque Jesus falava com autoridade.
33Na sinagoga, havia um homem
possuído pelo espírito de um demônio impuro,
que gritou em alta voz:
34'O que queres de nós, Jesus Nazareno?
Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!'
35Jesus o ameaçou, dizendo:
'Cala-te, e sai dele!'
Então o demônio lançou o homem no chão,
saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.
36O espanto se apossou de todos
e eles comentavam entre si:
'Que palavra é essa?
Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder,
e eles saem.'
37E a fama de Jesus se espalhava
em todos os lugares da redondeza.
Palavra da Salvação.
31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia,
e aí ensinava-os aos sábados.
32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento,
porque Jesus falava com autoridade.
33Na sinagoga, havia um homem
possuído pelo espírito de um demônio impuro,
que gritou em alta voz:
34'O que queres de nós, Jesus Nazareno?
Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!'
35Jesus o ameaçou, dizendo:
'Cala-te, e sai dele!'
Então o demônio lançou o homem no chão,
saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.
36O espanto se apossou de todos
e eles comentavam entre si:
'Que palavra é essa?
Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder,
e eles saem.'
37E a fama de Jesus se espalhava
em todos os lugares da redondeza.
Palavra da Salvação.
O
que o texto diz?
Nessa passagem aparece uma
reação favorável do povo. Jesus fala com autoridade própria, não cita fontes alheias.
O ensinamento do mestre não se torna rotina tampouco imposição, a autoridade
brota de uma plenitude, haja vista, sua Palavra transmitir força de convicção e
não precisa de reforços alheios.
O texto começa relatando que
Jesus desce a uma cidade da Galileia chamada de Cafarnaum e ai ensina na sinagoga
em dia de sábado. Um elemento que nos chama atenção é o fato de em apenas dois
versículos se repete a expressão ensinar
– expressão esta muito ligada a Palavra
de Jesus.
Logo, a Palavra de
autoridade de Jesus é uma Palavra eminentemente de ensino. Em seguida, na
Sinagoga, entra em cena um homem endemoniado. Jesus o liberta com a força da
sua Palavra. A multidão fica perplexa e se indaga a respeito do ensinamento de
Jesus.
O texto conclui afirmando “e
sua fama se espalhava por toda a redondeza”.
Aqui vale a pena nos
perguntar: essa fama de Jesus levava essas pessoas ao discipulado?
O
que o texto diz para mim?
Na trilha do evangelho do
domingo passado (XXII Domingo Comum) a liturgia de hoje também nos aponta para
o caminho do discipulado. Naquela ocasião Pedro é repreendido por Jesus por não
conseguir compreender que a vida do mestre, portanto, a vida do discípulo, é
vida de doação, de renúncia e de entrega.
Jesus convida Pedro a
novamente reiniciar o seu discipulado. Pedro deve aprender na convivência com
Jesus a ser como o próprio Jesus. Eis a grande busca do discípulo.
Hoje eu me pergunto nessa
liturgia, o ensinamento de Jesus que deve provocar crescimento no discipulado,
que deve expulsar as imundícies de nossa vida, tais como o egoísmo e outras
coisas podres a mais, está me fazendo melhor discípulo, ou apenas estou me
admirando com Jesus.
Sou realmente discípulo do
Mestre, que me deixo guiar por seu ensinamento, ou estou sendo mais um fã de
Jesus Cristo?
O
que o texto me faz dizer a Deus?
“Senhor, na trilha do teu
seguimento, eu te peço que me ajude a reforçar a dimensão da leitura da
Palavra, esse caminho tão eficiente para minha formação como discípulo teu. Me ajuda
nesta oração de hoje a compreender a tua vontade, a buscar o meu crescimento na
caminhada, a entender o essencial na minha vocação, que é uma vocação que me
convida ao desprendimento, que me convida a doação”... (Continue sua oração).
Qual
o meu compromisso?
Reforçar a leitura e
meditação da Palavra de Deus.
Pe. Felipe Ribeiro
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