quarta-feira, 11 de novembro de 2015

LEITURA ORANTE 11.11.15



Evangelho - Lc 17,11-19
Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém,
Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
12Quando estava para entrar num povoado,
dez leprosos vieram ao seu encontro.
Pararam à distância,
13e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
14Ao vê-los, Jesus disse:
'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
15Um deles, ao perceber que estava curado,
voltou glorificando a Deus em alta voz;
16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra,
e lhe agradeceu.
E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou:
'Não foram dez os curados?
E os outro nove, onde estão?
18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus,
a não ser este estrangeiro?'
19E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.'
Palavra da Salvação.

As pessoas escutaram falar de Jesus, esse é o primeiro passo de proximidade da pessoa de Jesus. O mestre os acolhe em suas necessidades, mais uma vez movido de compaixão. Em sintonia com os costumes judaicos manda-os se apresentarem ao sacerdote, manda-os caminhar até o sacerdote. Esse é o segundo passo do processo, caminhar atendendo a ordem de Jesus. Nesse processo de caminhada eles ficam curados; o evangelista nos narra esse episódio com uma sutileza maravilhosa “um deles, ao perceber que estava curado voltou glorificando a Deus”. Talvez aqui encontramos o terceiro passo do processo de adesão verdadeira a pessoa Jesus, ou seja, uma adesão a Jesus especialmente pelo dom da gratidão.  
Vamos sintetizar um pouco mais esses passos na vida de intimidade com a pessoa de Jesus: Em primeiro lugar a proximidade de Jesus. Seja por um ouvir falar, seja por meio de uma indicação de alguém, o certo é que um dia chegou aos nossos ouvidos o nome de Jesus; O segundo passo é atender o pedido de Jesus de desinstalar-se, de sair de si mesmo, de abandonar o comodismo e se pôr a caminhar. Realmente só pode crescer na vida de fé quem se desinstala, quem sai de si mesmo e se põe a caminhar; O terceiro passo, fortificar as relações [a relação com o Senhor] por meio do dom da gratidão.  
Percebamos nessa liturgia de hoje que se nos faltar um desses passos na caminhada de fé a missão ficará defeituosa, a fé ficará meio manca, nos faltará algo que complemente nossa relação de intimidade com O senhor.
O evangelho de hoje é muito profundo para nossa caminhada de leitura orante com a Palavra de Deus. Dez sentiram a necessidade de ser curados, porém realizado o sonho, nove se detiveram em gozar, satisfeitos, a partir do benefício recebido de Jesus. Somente um sentiu a necessidade de passar além, foi o único disponível ao dom da salvação na fé, porque sentiu que “faltava algo”, teve um suplemento de inquietação, lhe faltava algo, lhe faltava voltar e agradecer.
Além de tudo que refletimos nesse trecho do evangelho nos fica ainda uma boa indicação para o dia de hoje. Você já parou para agradecer hoje a Deus por tantas graças que ele te concede...Eu sei, eu sei, mesmo nas tuas dificuldades, mesmo nos teus desafios do dia a dia, e eu seu que você tem desafios fortes...mesmo diante de tudo isso, você já parou hoje para agradecer a Deus, agradecer pelo dom da vida, agradecer pela força que ele te dá para seguir em frente, agradecer pelos teus amigos verdadeiros que sempre te indicam o caminho a seguir. Como é bom irmãos e irmãs ser grato ao Senhor, como é bom trazer o dom da gratidão no coração. Além disso, podemos assumir o compromisso de sermos mais gratos aos outros, especialmente aqueles que estão mais próximos. Não deixe que a estressante rotina do seu dia a dia impeça de ser grato. Manifeste gratidão no dia de hoje e sinta uma enorme paz tomar conta de tua vida.

Um dia maravilhoso e abençoado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário